Rio de Janeiro, RJ, 01 (AFI) – Embalado após vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Botafogo volta a entrar em campo pelo Brasileirão neste domingo (03). O Glorioso terá pela frente o Cruzeiro, que empatou por 0 a 0 com o CRB no mata-mata e quer reencontrar o caminho das vitórias. O duelo é válido pela 18ª rodada e acontecerá no Estádio Nilton Santos, às 16h.
O Botafogo está invicto sob o comando de Davide Ancelotti, com duas vitórias e dois empates. O atual campeão nacional planeja continuar subindo na tabela para alcançar as primeiras posições e sonhar com o bicampeonato. A equipe está em sexto lugar, com 26 pontos, 10 atrás do líder Flamengo. O Alvinegro carrega o status de segunda melhor defesa da liga, com oito gols sofridos.
Os visitantes estão há três jogos sem vencer, com dois empates e uma derrota. O time treinado por Leonardo Jardim quer dar a volta por cima depois do resultado frustrante contra o CRB para seguir na cola do Flamengo na luta pela liderança do Brasileiro. O Cruzeiro é o segundo colocado, com 34 pontos, e tem o segundo melhor ataque do campeonato, com 28 gols.
Onde assistir: Globo e Premiere.
HOMENAGEM AO CAMISA 10 NO NILTÃO
A torcida do Botafogo prepara um bandeirão em homenagem ao meia Savarino, um dos destaques do time que conquistou o Brasileirão e a Libertadores no ano passado.
A imagem apresentada será do venezuelano comemorando um gol no triunfo por 2 a 1 sobre o Fluminense, em abril, pelo torneio nacional. Na ocasião, o camisa 10 mostrou a camisa para a torcida alvinegra depois de ‘fechar o caixão’ no Clássico Vovô.
BOTAFOGO
O volante Danilo é dúvida para o confronto. Ancelotti revelou que conta com o jogador para o duelo contra o Cruzeiro, mas ele ainda não teve sua presença confirmada. O principal reforço da janela de transferências vive a expectativa de estrear pelo time de General Severiano.
“Conto com o Danilo contra o Cruzeiro. Ele começou a treinar nesta semana, então tem que ser progressivo. Mas é um jogador que vai ser muito importante para a equipe. Ele está bem, só precisa de tempo e minutos em campo para chegar a atingir a melhor forma física.”, projetou.
Reserva contra o Bragantino, Alex Telles deve ser titular na lateral-esquerda, enquanto Cuiabano começa no banco. No lado direito, Mateo Ponte e Vitinho disputam vaga entre os onze iniciais.
A comissão técnica tem dúvida no setor ofensivo. Savarino, que começou jogando na última partida e teve boa atuação, disputa a titularidade com Joaquín Correa. Ancelotti rasgou elogios aos dois jogadores e destacou a importância de ter as opções à disposição no elenco.
“Vou ter trabalho nessa posição porque são dois atletas que jogam muito, eu gosto de ter esse problema. Quero ter competitividade no elenco e tem que continuar.”
Afastado desde o início de junho por conta de uma lesão no menisco do joelho direito, o atacante Jeffinho voltou a treinar com o restante do elenco, mas segue longe dos gramados visando retomar a forma física ideal. O zagueiro Bastos, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, aumenta a lista de desfalques.
CRUZEIRO
O lateral-direito Fagner sofreu uma fratura na fíbula da perna direita contra o CRB e não está disponível para o duelo contra o Botafogo. William, que fez trabalho parcial com o elenco, tem grande chance de retornar e assumir a vaga no setor.
Desfalque no último jogo por causa de uma virose, o atacante Marquinhos deve ser novidade na lista de relacionados. Ele disputa a titularidade no time comandado por Leonardo Jardim com Wanderson, peça importante no esquema tático do português.
Titular contra o CRB, o atacante Gabigol, que vem sendo escalado mais distante da área, provavelmente começará no banco de reservas. O meia Matheus Pereira, principal armador do elenco mineiro, é cotado para ganhar a vaga e formar o quarteto ofensivo com Christian, Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge.
Apesar de estar em uma situação confortável na tabela do Brasileirão, o Cruzeiro está de olho no mercado em busca de reforços para o restante da temporada. Leonardo Jardim revelou que tem interesse na contratação de um atleta driblador, característica que ele considera escassa no plantel cruzeirense.
“No elenco do Cruzeiro, não conseguimos encontrar esse jogador capaz de enfrentar, driblar, mas temos excelentes jogadores com outras características. Quando o jogo vai para uma situação de bloco muito baixo, temos mais dificuldades.”, explicou o treinador.