Campinas, SP, 30 (AFI) – Atual campeão Brasileiro e da Libertadores, o Botafogo estreou na Copa do Brasil nesta quarta-feira. No jogo de ida da terceira fase, o time carioca não encontrou dificuldade e praticamente encaminhou sua classificação para as oitavas de final ao golear o Capital-DF pelo placar de 4 a 0, no Engenhão.
Quem também abriu vantagem foram Bahia, Corinthians e Palmeiras, que, fora de casa, venceram Paysandu, Novorizontino e Ceará, por 1 a 0, respectivamente. Já a surpresa da noite foi a derrota do Grêmio, de virada, por 3 a 2, para o CSA, no Rei Pelé.
BOTAFOGO 4 X 0 CAPITAL
Apesar da fragilidade do adversário, o Botafogo não foi brilhante apesar do placar elástico. De pênalti, Alex Telles e Igor Jesus converteram suas cobranças, enquanto Artur e Rawan deram tranquilidade para equipe no jogo de volta, que vive altos e baixos na temporada. Com o placar, o time de Renato Paiva pode até perder por três gols de diferença no dia 22 de maio, em Brasília, que garante a vaga na próxima fase.
CSA 3 X 2 GRÊMIO
Pentacampeão, o time gaúcho sofreu a virada por 3 a 2 para o CSA no estádio Rei Pelé. O time alagoano saiu na frente com Tiago Marques, mas ainda na primeira etapa Braithwaite deixou tudo igual. No segundo tempo, Dodi acertou um belo chute de fora da área, no ângulo e virou o marcador. Depois dos 40 minutos, Marcelinho igualou o placar novamente e Brayann, virou para o time da casa.
Com a derrota, agora o Grêmio precisa vencer pelo menos por um gol de diferença para forçar as penalidades na Arena do Grêmio, no fim de maio. Dois ou mais avança direto para a próxima fase. Já o CSA joga pelo empate para seguir em frente.
NOVORIZONTINO 0 X 1 CORINTHIANS
O trabalho de Dorival Júnior no Corinthianscomeçou sem grande empolgação. O time visitou o Novorizontino e venceu por 1 a 0 pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de volta ocorre dia 21 de maio, na Neo Química Arena, com vantagem do empate para os corintianos.
CEARÁ 0 X 1 PALMEIRAS
Forte fora de casa, o Palmeiras ampliou a série invicta como visitante – a 7ª seguida – na temporada ao largar na Copa do Brasil com vitória. Ganhou por 1 a 0 do Ceará, no Castelão, em um jogo mais faltoso do que bem jogado e conquistou vantagem importante para decidir a classificação às oitavas de final. Foi a única partida entre equipes da Série A nesta fase da competição.
Paulistas e cearenses decidem a vaga apenas no fim de maio. O duelo de volta está marcado para o dia 22, uma quinta-feira, no Allianz Parque, onde o Palmeiras jogará com a vantagem do empate. Vitória do Ceará pela margem mínima forçará a disputa de pênaltis.
PAYSANDU 0 X 1 BAHIA
Em grande momento na temporada, o Bahia foi a campo com um time reserva e deu conta do recado ao derrotar o Paysandu por 1 a 0, no Mangueirão. Cauly, de pênalti, foi o artilheiro solitário da partida.
Com o resultado, o Esquadrão joga pelo empate na volta, marcado para o dia 21 de maio, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Já o Paysandu terá que vencer por dois ou mais gols para avançar às oitavas de finais. Empate no agregado leva a decisão para os pênaltis.