Belo Horizonte, MG, 19 (AFI) – O Cruzeiro pode ter uma novidade no elenco para a sequência do Brasileirão. O volante Ryan Guilherme, que se destacou nos campos de terra do Rio de Janeiro, está cotado para ser relacionado pela primeira vez no duelo contra o RB Bragantino. Sem ter passado por uma formação tradicional nas categorias de base, o jogador saltou da várzea direto para o profissional em pouco mais de um ano.
Nascido em dezembro de 2002, Ryan sempre foi ligado ao futebol de bairro na capital carioca. Sua chance surgiu em um torneio na Vila União de Curicica, quando foi observado por Thiago Rocha. “Estava em um churrasco ao lado de um campo de terra. Olhei uma, duas vezes, e me chamou atenção um jogador de meio-campo alto, com passadas largas e que protegia bem a bola.”
HISTÓRIA DE RYAN NO FUTEBOL
Aos 17 anos, Ryan já ganhava a vida nos campos amadores, sem nunca ter passado pela “lapidação” das bases. Seu primeiro teste foi no Atlético-GO, mas uma entorse no tornozelo atrapalhou a sequência no clube. Ele voltou ao Rio e passou por testes no Boavista-RJ, onde conquistou espaço e logo foi integrado ao time profissional, comandado por Leandrão.
Leandrão destacou a rápida adaptação de Ryan: “Fomos acompanhá-lo em um coletivo, e ele foi um jogador que nos chamou atenção. O único, no grupo entre 20 e 30 jogadores. A gente solicitou para ele se apresentar ao profissional, e ele teve um entendimento muito rápido da nossa parte tática, além de ter uma parte física que já é natural dele.”
CRUZEIRO E OPORTUNIDADE NO BRASILEIRÃO
Após passagens por Fortaleza, Operário-PR, Volta Redonda e União de Leiria, Ryan voltou ao Boavista antes de chegar ao Cruzeiro, com contrato válido até 2029. Leandrão enxerga um futuro promissor para seu ex-comandado no Mineirão. “O Cruzeiro é gigante, tem tudo para o Ryan trilhar uma carreira. Tem perfil, tem físico, tática e técnica. Depende só dele, porque tem tudo que o futebol moderno pede.”
O volante está treinando na Toca da Raposa há 10 dias. Ele não esteve disponível no clássico contra o Atlético-MG por ter sido inscrito após o início das quartas de final da Copa do Brasil. Agora, a expectativa é que Ryan finalmente vista a camisa celeste no Brasileirão diante do RB Bragantino.