Belo Horizonte, MG, 5 (AFI) – O Cruzeiro conseguiu uma importante vitória fora das quatro linhas. A CBF atendeu ao pedido do clube e liberou o jovem Kauã Prates dos amistosos da Seleção Brasileira Sub-17 contra a Costa Rica, marcados para o fim de agosto. Com a decisão, o lateral-esquerdo de apenas 16 anos segue à disposição do time celeste para as partidas do Brasileirão diante de Mirassol e Internacional, nos dias 18 e 23.
Kauã, que já faz parte do elenco profissional e é o reserva imediato de Kaiki, seria desfalque nos confrontos caso viajasse com a seleção. O garoto também perderia dez dias de treinamentos na Toca da Raposa, fator considerado determinante pelo clube para a solicitação da dispensa.
CRUZEIRO NO BRASILEIRÃO BUSCA FORÇA COM JOVEM PROMESSA
Além de Kauã, o técnico Dudu Patetuci convocou para os amistosos o zagueiro Vitor Hugo, o meia Felipe Morais e o atacante Pietro Sousa. O trio vai se apresentar à Seleção Sub-17 em Santa Catarina no dia 15, onde participará de treinos e jogos preparatórios para a Copa do Mundo da categoria, em novembro.
Kauã Prates tem se destacado não só como lateral, mas também como zagueiro nas mãos de Patetuci. Ele foi titular na conquista do Sul-Americano Sub-17 em abril, ajudando a equipe a levantar o caneco e garantindo moral para a sequência da temporada.
SELEÇÃO SUB-17 DEFINE ELENCO PARA COPA DO MUNDO COM OLHO NO CRUZEIRO
Mesmo com idade de sub-17, Kauã já havia sido promovido ao sub-20 do Cruzeiro no ano passado. Em 2025, chamou a atenção da comissão técnica de Leonardo Jardim, que optou por negociar Marlon com o Grêmio e dar espaço ao jovem no elenco principal. Até o momento, Kauã soma cinco partidas disputadas com a camisa celeste.
Os amistosos contra a Costa Rica são os últimos antes do Brasil estrear no Grupo C da Copa do Mundo Sub-17, que terá Honduras, Indonésia e Zâmbia como adversários.