Belo Horizonte, MG, 4 (AFI) – O Cruzeiro venceu o Botafogo por 2 a 0 no Nilton Santos, mas o técnico Leonardo Jardim aproveitou para cutucar as condições do gramado do Mineirão. O treinador português destacou que o campo não está em bom estado e cobrou melhorias, reforçando a necessidade de um gramado à altura da tradição celeste.
Segundo Jardim, “O Mineirão, e isto é uma crítica, o gramado não tem estado em condições. Nós esperamos que um clube grande como o Cruzeiro, tem de ter um gramado melhor e isso temos de fazer atenção, porque é isso que, por menores, ganhamos jogos.”
Pela primeira vez, Jardim enfrentou um adversário em gramado sintético, mas ressaltou que a prioridade é ter boas condições de jogo em casa. Para ele, a busca por resultados passa também por oferecer estrutura adequada aos atletas.
CRUZEIRO, MINEIRÃO E O DESAFIO DO GRAMADO
O Mineirão respondeu às críticas, afirmando que o gramado segue os parâmetros oficiais e oferece “jogabilidade garantida”. Conforme a administração do estádio, práticas como iluminação artificial, uso de fertilizantes e reparos semanais são adotadas para minimizar os impactos do inverno.
Segundo nota, o gramado utiliza a grama bermuda celebration, certificada pela Fifa. No frio, o estádio faz o overseeding, semeando ryegrass para compensar a hibernação causada pela queda de temperatura e menor incidência solar.
O Mineirão reforçou que monitora constantemente o gramado, buscando manter a qualidade para as partidas do Brasileirão e dos clubes que mandam seus jogos por lá.
RENOVAÇÃO DE CONTRATO ENTRE CRUZEIRO E MINAS ARENA
Enquanto os debates sobre o campo seguem, o Cruzeiro está com a renovação do contrato com o estádio em pauta. O atual vínculo vai até o fim do ano, e as conversas com a Minas Arena estão avançadas, mas ainda há pontos a serem ajustados.
O vice-presidente Pedro Junio ressaltou que o acordo atual “não é tão vantajoso”, mas a expectativa é fechar um novo contrato mais favorável para o clube. Ele afirmou que o Mineirão é a casa do Cruzeiro e dos torcedores, e a diretoria trabalha para garantir melhores condições e mais rentabilidade à Raposa.
A ideia é finalizar o novo acordo já no segundo semestre, buscando melhorias para o clube no uso do Mineirão em jogos do Brasileirão e outras competições.