Belo Horizonte, MG, 20 (AFI) – Gabigol, atacante do Cruzeiro, foi notificado da data de audiência do seu julgamento de recurso contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A Corte Arbitral do Esporte (CAS) marcou a sessão para os dias 3 e 4 de abril, na Suíça. O resultado pode ser decisivo para o futuro do artilheiro.
ENTENDA
Suspenso por dois anos em março de 2024, quando ainda estava no Flamengo, Gabigol conseguiu reverter a situação após ter seu pedido de efeito suspensivo acatado um mês depois, o que possibilitou que ele terminasse a temporada em ação pelo Rubro-Negro. Agora, ele tenta retirar qualquer punição imputada a ele. Caso a decisão seja mantida, terá que cumprir o restante da pena, que vai até o fim de abril.
COMO ACONTECEU?
Gabigol é julgado por tentativa de fraude em um exame antidoping realizado no dia 8 de abril de 2023, no CT Ninho do Urubu. Os responsáveis pelo exame alegam que Gabigol não se dirigiu a eles antes do treino e os ignorou após a atividade, indo almoçar. Apesar do resultado negativo, as atitudes do camisa 9 do Cruzeiro se enquadram em “fraude ou tentativa de fraude”.
Além disso, os profissionais disseram que não foram tratados com respeito pelo atacante, que não seguiu os procedimentos indicados e não gostou de ver um dos membros o acompanhando até o banheiro. Ao final, entregou o vaso da coleta aberto, o que vai contra as orientações pré-estabelecidas
REFORÇO DE PESO
Ídolo do Flamengo, Gabigol deixou o clube carioca no final da última temporada, quando optou por não renovar o seu contrato. Livre no mercado, o jogador acertou com o Cruzeiro, onde chegou como principal contratação para 2025. Até o momento, ele soma nove partidas pelo Cabuloso, com cinco gols marcados. O clube segue se preparando para a estreia no Campeonato Brasileiro.