NOTÍCIAS

Botafogo ganhou mais um título. É o melhor do Brasil em 2024

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 8 (AFI) – O Botafogo carioca venceu o São Paulo por 2 a 1, na tarde de domingo (dia 8 de dezembro), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e sagrou-se campeão brasileiro da temporada. Lembro que, uma semana atrás, o clube carioca já havia conquistado o título da Copa Libertadores da América, com dez jogadores, em cima do Atlético Mineiro (jogo disputado em Buenos Aires, Argentina).

Com isso, transformou-se no melhor time de futebol brasileiro na atual temporada. Tem uma defesa segura, um meio campo que marca e cria com enorme facilidade e um ataque realizador. O São Paulo, que o enfrentou no último domingo lá no Rio de Janeiro, até que fez bem sua parte.

SÃO PAULO RESERVA
Entrou em campo com seu time reserva e, mesmo assim, dificultou muito a tarefa do clube da casa, que só marcou seu gol da vitória aos quarenta e sete minutos do segundo tempo. Antes disso, o Botafogo tinha marcado um e o São Paulo outro gol, o que deixou o jogo igualado durante boa parte do segundo tempo.

Ou seja. Apesar do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, ter criticado vigorosamente o São Paulo por entrar em campo com sua equipe reserva, quem fez feio mesmo foi o Palmeiras, que dentro de seu estádio e ao lado de sua torcida, perdeu para o Fluminense, de Mano Menezes, por 1 a 0. Assim, mesmo que o São Paulo tivesse vencido o jogo no Rio, o Botafogo, ainda assim, seria o campeão brasileiro da temporada. O Verdão, apesar da arrogância de seu técnico, não conseguiu fazer a sua parte. 

OS SEIS MELHORES
Os seis melhores clubes do futebol brasileiro atualmente são: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo. Por consequência, estão automaticamente classificados para a fase de Grupos da próxima Copa Libertadores da América. Corinthians e Bahia, por sua vez, devem disputar a fase preliminar desta importante competição.

E já que falamos em Corinthians, sua recuperação do primeiro para o segundo turno foi excepcional. Na primeira fase da competição, o time de Ramón Diaz só perdia ou empatava. No segundo turno, ao contrário, fez uma verdadeira campanha de campeão. Tanto que, de clube ameaçado pelo rebaixamento, terminou o campeonato em sétimo lugar, com 56 pontos ganhos.

CORINTHIANS TERMINA EM ALTA
Com essa campanha, a diretoria presidida por Augusto Mello, já decidiu que vai renovar o contrato do treinador argentino e de toda sua equipe de trabalho. Atitude mais do que correta, porque, com o futebol que vem jogando hoje,e, com a manutenção de seu técnico, comissão técnica e elenco, o Corinthians já vai entrar em 2025 como favorito na maioria dos torneios ou campeonatos que disputar.

A começar pelo Paulistão, onde ele certamente será um dos mais sérios candidatos ao título. Em tempo: um dos responsáveis por essa campanha excepcional do Corinthians, é o ainda jovem Yuri Alberto, que terminou o campeonato como um de seus artilheiros. Yuri marcou 15 gols em todo o Brasileirão. Ajudou o Timão a ganhar muitos pontos.

Foto: Vitor Silva / Botafogo

A classificação final do Brasileirão, Série A, ficou assim:

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

OS REBAIXADOS
Ao perder para o Atlético Mineiro, na Arena MRV, o Athletico do Paraná somou-se a Criciúma, Atlético Goianiense e Cuiabá, como os quatro clubes rebaixados para a Série B de 2025.

Clube que mais venceu no Brasileirão deste ano – Botafogo carioca, 23 vezes.
Clubes que mais empataram; Atlético Mineiro e Red Bull Bragantino, 14 vezes cada.
Clube que mais perdeu – Atlético Goianiense, 22 vezes.
O melhor ataque do campeonato foi o do Palmeiras com 60 gols marcados.
A defesa menos vazada foi a do Botafogo, 29 gols contra.

Os principais artilheiros do campeonato: Yuri Alberto, do Corinthians, e Alerrandro, do VItória da Bahia,15 gols cada. Em segundo, Estevão, do Palmeiras, 13. Em quarto, Vegetti, do Vasco da Gama com 12 gols.

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2025 deve começar no dia 29 de março do próximo ano. Quem confirmou essa data foi o próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Estevão na Seleção do Brasileirão e como Revelação

Confira também: