Caxias do Sul, RS, 06 (AFI) – O Alfredo Jaconi será palco de um duelo importante na tarde deste domingo (08), quando a partir das 16h, Juventude e Cruzeiro se enfrentam pela 38ª rodada do Brasileirão 2024, lutando por vagas em competições internacionais para a próxima temporada.
Na nona colocação, o time mineiro tem 49 pontos e está apenas um atrás do Bahia, primeiro time no G8. Para garantir uma vaga na Libertadores, porém, o Cruzeiro precisa mais do que a vitória sobre o Juventude: deve torcer para que o time baiano, que joga contra o já rebaixado Atlético-GO, não vença.
Do outro lado, o Juventude figura na 13ª posição da tabela de classificação, com 45, apenas dois de vantagem em relação ao Fluminense, primeiro time fora da zona classificatória para a Copa Sul-Americana, que pode ser a primeira da história do time gaúcho.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
JACO DE OLHO NA SULA
Garantido na Série A de 2025 com a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo na última rodada, o Juventude agora mira um feito inédito: conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana e registrar sua melhor campanha desde a implementação do formato com 20 equipes, em 2006, quando conquistou 47 pontos.
Após o triunfo contra o São Paulo, o meia Nenê, um dos líderes do elenco, destacou o esforço coletivo e a importância da torcida. “Missão cumprida. O ano foi desafiador, mas mostramos nossa força. Manter o Juventude na Série A é motivo de orgulho. Agora, pensar em uma Sul-Americana seria um sonho realizado”, afirmou o experiente camisa 10.
Apesar do clima de confiança, o Juventude terá alguns desfalques para o duelo contra o Cruzeiro. Edson Carioca, com lesão muscular, e os defensores Caíque e Danilo Peixoto, ambos com lesões ligamentares no joelho, seguem fora da equipe. Por outro lado, o time entra em campo sem jogadores suspensos.
RAPOSA QUER A LIBERTA
Além da luta por uma vaga na Conmebol Libertadores 2025, o duelo pode marcar a despedida do técnico Fernando Diniz, que enfrenta forte pressão e deve deixar o clube após a partida. Com um desempenho de apenas 28,57% de aproveitamento, conquistando duas vitórias em 14 jogos, o treinador sofre críticas tanto da torcida quanto da diretoria.
O desafio em Caxias do Sul será ainda maior devido a uma longa lista de desfalques. Lucas Villalba, Walace, Matheus Henrique, Álvaro Barreal, Kaio Jorge e Juan Dinenno, vetados pelo departamento médico, e Zé Ivaldo e Marlon, suspensos, estão foda da partida.
Já Mateus Vital, afastado por amigdalite, e Lautaro Díaz, que relatou incômodo muscular, não foram vistos nas imagens do treino e são dúvidas.